Passava da meia-noite em Boa Vista do Tupim, quando Dinho tomou o microfone para discursar para as 2,5 mil pessoas que se concentravam em frente ao trio elétrico. Quatro horas depois de iniciada a Caminhada das Mulheres, a multidão não havia arredado pé da Praça das populares para dizer sim ao candidato socialista à prefeitura do município situado a 330km de Salvador, no portal da Chapada Diamantina.

“Esta relação de fidelidade entre nosso grupo e a população tupinense começou em 1996, com a primeira eleição de Dinho, de quem fui duas vezes vice-prefeito e que me apoiou em meus mandatos e a quem apoio agora para dar continuidade a um trabalho que tirou Boa Vista do Tupim do caos financeiro e a colocou por dois anos como o melhor Idb da Bahia e do Nordeste”, explica o prefeito Hiran Campos.

Impecavelmente organizado pela candidata a vice, Jó, o evento arrastou pelas ruas do centro de Boa Vista de Tupim militantes do 40 dos mais longínquos povoados de um dos maiores municípios do estado da Bahia. Com 3.000km quadrados, Tupim tem localidades com distância superior a 60km da sede, como o Zuca, que fica mais próximo de Ruy Barbosa, mas que mesmo assim trouxe representantes para a Caminhada, assim como Macambira, assentamento Canabrava, Beira-Rio, Terra Boa, Iguape e Santa Luzia, entre outros.

As mulheres foram não só maioria como comandaram a festa, acompanhando os candidatos à frente do trio, enquanto os homens caminharam atrás do carro de som, seguidos de motos e de uma carreata. O cortejo era tamanho que ocupou toda a extensão da Avendida 2 de fevereiro, de ponta a ponta.

No palanque improvisado sobre o trio elétrico, falaram apenas as candidatas a vereadora e as mulheres dos candidatos. As exceções ficaram por conta do candidato Dinho e do representante da presidente estadual do PSB, Senadora Lídice da Mata, Rodrigo Hita.

“É uma enorme responsabilidade ser o primeiro homem a pegar neste microfone, mas estou aqui representando uma mulher que foi a primeira prefeita de Salvador e a primeira senadora baiana”, ressaltou Ita, anunciando para o próximo dia 8 de setembro a presença da senadora na cidade para empenhar apoio ao time do 40.

“Há 16 anos atrás, Boa Vista do Tupim era um caos e foi Dinho quem nos mostrou o que era pagar salários em dia e o que era um 13o salário. Foi com ele que fundamos o primeiros conselho municipal da mulher de toda a Chapada Diamantina, foi com ele que conhecemos um dos primeiros assentamentos de sem-terra da Bahia e agora é a hora de retomar o caminho do desenvolvimento votando no 40”, exaltou a candidata a vice, Jó.

Emocionado com a esmadagora manifestação de apoio, Dinho prometeu concentrar os esforços de sua próxima administração em projetos de geração de emprego e renda para minimizar a dependência do município da pecuária, uma das atividades mais afetadas pela prolongada seca que atinge o semiárido.

“Essa luta não é só minha e de Jó, é de todos nós para derrotar aqueles que não têm compromisso com o povo tupinense”.