Rio Branco, capital do Acre, acaba de estabelecer a Política Municipal de Turismo. A prefeita socialista Socorro Neri conversou com exclusividade com o Socialismo Criativo sobre as perspectivas para a cidade a partir dessa iniciativa, alinhada à proposta do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Nacional, que foi a primeira legenda do Brasil a adotar a economia criativa como eixo estratégico de desenvolvimento.

A Economia Criativa é compreendida como conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade para gerar valor econômico e está dividida em 13 principais segmentos criativos de quatro grandes áreas setoriais: Consumo (design, arquitetura, moda e publicidade); Mídias (editorial e audiovisual); Cultura (patrimônio e artes; música; artes cênicas e expressões culturais) e; Tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

A prefeita Socorro comenta que sua gestão percebeu que diversos setores ativos se renderam às perspectivas vinculadas a essa nova economia. O Turismo é um deles e sustenta em seu portfólio setores em sintonia com o desenvolvimento da Economia Criativa, como o Patrimônio Histórico, Manifestações Culturais, Gastronomia, Eventos e Artesanato. Assim, explica a gestora municipal, o setor é avaliado como de essencial importância para a estratégia de desenvolvimento econômico no município de Rio Branco.

A gestora cita que, em 2018, a contribuição do Turismo para o PIB brasileiro foi de US$ 152,5 bilhões (mais de R$ 574 milhões), o que corresponde a 8,1%. O setor foi responsável por 6,9 milhões de empregos (7,5% do total de trabalhos gerados no País). Os dados do Conselho Mundial de Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC), órgão que representa o setor privado de viagens e turismo em todo o mundo, mostram que o Turismo é uma das mais importantes economias para fortalecer o desenvolvimento econômico de País.

Socorro comenta ainda que, além dos segmentos diretamente relacionados à cadeia produtiva do Turismo, como Marketing e Serviços Turísticos, Agenciamento de Viagens, Transporte, Hotelaria, Gastronomia, Entretenimento e Lazer, Eventos e Conferências, Atrações Culturais e Ecológicas, entre outras, o setor abrange outros diversos segmentos da economia como os setores de infraestrutura básica e serviços públicos (saneamento, abastecimento de água e energia, telecomunicações, segurança e saúde) e o comércio em geral tem forte interação com o setor.

“Queremos com essa Política implementar mecanismos para organizar, desenvolver, estimular e impulsionar o Turismo no Município e, com isso, trazer benefícios socioeconômicos para a população. Queremos com esse esforço consolidar a cidade de Rio Branco, a curto, médio e longo prazo, como destino autêntico e de qualidade no cenário turístico da região”, explica Socorro.

As diretrizes da política municipal de turismo da capital acreana são norteadas por oito princípios – Visão Sistêmica, Sustentabilidade, Parcerias, Qualidade, Inclusão Social, Competitividade, Mobilização e Inovação – para direcionar os objetivos da administração municipal.

A Lei Complementar nº 63, de 01 de julho de 2019, dispõe sobre a política municipal de Turismo na Capital acreana e foi sancionada no dia 2 de julho deste ano. Além da legislação, foi criado o Departamento de Turismo vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico (Safra). A intenção da prefeitura de Rio Branco é fomentar negócios e promover a integração da cadeia produtiva do turismo e agentes públicos por meio do potencial turístico do município com sustentabilidade, equilíbrio, eficiência, equidade social, de forma participativa e sustentável para impulsionar o desenvolvimento econômico e reduzir as disparidades sociais.

 

Fonte: http://socialismocriativo.com.br