O site Socialismo Criativo esteve presente à roda de conversa Moda e Política realizada na noite de quarta-feira, 24 de julho, em Brasília (DF), com a participação do diretor Domingos Leonelli e da editora Iara Vidal. O bate-papo foi mediado pela jornalista Cynara Menezes, editora do site Socialista Morena, e contou também com a presença de Mônica Horta, idealizadora do Movimento Ecochic Day, e de Gioconda Bretas, sócia da loja Armária (107 Norte), que recebeu o evento.

Cynara abriu a conversa com uma proposta de reflexão a partir do filme Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes (2019, documentário, Brasil, 83 minutos, 10 anos). A obra retrata a cidade de Toritama (PE) como um microcosmo do capitalismo. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores locais trabalham sem parar e orgulham-se de administrar o próprio tempo. Durante o Carnaval, único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences e fogem para as praias atrás de felicidade. Com a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

Domingos Leonelli, diretor do Instituto Pensar, foi deputado federal Constituinte, deputado federal e estadual e é integrante da Executiva Nacional do PSB. Ele falou sobre a moda na perspectiva da economia criativa e da Quarta Revolução Industrial, com as novas formas de produção e de trabalho. Comentou que a esquerda brasileira precisa urgentemente renovar-se política, intelectual e programaticamente. E não poderá fazer isso se não tomar consciência das profundas alterações nos processos produtivos modernos e do surgimento de uma verdadeira sociedade em rede.

Mônica Horta, jornalista e artista têxtil que anda pelo mundo pesquisando e comunicando criadores de moda autoral brasileiros, e realizando o Ecochic Day, falou sobre a necessidade de conexões para criar uma rede representativa dos criativos espalhados pelo Brasil. Ela contou sobre a parceria Mídia Ninja e Mônica Horta para conhecer e divulgar os criadores de moda autoral brasileira. O quê, como e onde produzem? Se você é um deles, pode enviar um e-mail pra estilomonica@gmail.com. Ela divulgou em sua coluna no Mídia Ninja os primeiros dez criadores selecionados e mostra o conceito do trabalho de cada um.

Gioconda Bretas, sócia da Armária com Dayanne Holanda e Anderson Falcão, falou sobre o trio de jornalistas interessados em empreender em moda ativista, agênero e sustentável. Ela descreveu a curadoria das marcas da loja, que leva em consideração aspectos como respeito à dignidade humana, à diversidade e à sustentabilidade.

Iara Vidal, editora do blog Consumo Consciente, promotor da roda de conversa, falou sobre a importância das políticas públicas para dar volume e escala para novas formas de produção e consumo e alcançar as mudanças urgentes e necessárias na cadeia produtiva da moda.

Moda e Política

A iniciativa do blog Consumo Consciente em parceria com a Armária, empreendimento de moda ativista, agênero e sustentável, será realizada uma vez por mês para conversas sobre as dimensões políticas da moda.