Com o Teatro Municipal de Ilhéus lotado, o segundo dia da Festa Literária de Ilhéus encerrou com a participação de MV Bill, que relatou histórias do seu livro _Falcão: Mulheres no tráfico e outras histórias. Na obra, o rapper relatou a realidade das mulheres que cumprem pena em presídios do país.

“Quando ia nos presídios do país, via que as mulheres e os familiares dos presos faziam fila para visitá-los. E nos presídios femininos não se via essa preocupação. O que se via era o abandono”, afirmou.

Para MV Bill, os livros deram o recurso necessário para que ele se tornasse um rapper reconhecido. “Eu estudei até a quinta série. E foram os livros que me fizeram me tornar um rapper. Os livros me mostraram que eu poderia ser uma exceção numa regra que cercava a minha realidade”, disse o cantor.

Campanha Leia e Passe e Adiante
Fazendo parte da programação do evento, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), está distribuindo mil livros para o público presente na Festa. Para pegar um livro basta preencher um formulário de 14 perguntas e escolher um livro.

Para a Bárbara Falcon, diretora da DLL, o objetivo da aplicação do questionário é traçar um perfil do público que frequenta as festas literárias. “Através desse formulário conseguiremos propor atividades e oferecer serviços específicos para o público”, garantiu.

Sobre a Festa Literária 
É uma ação que integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 7ª Feira do Livro da UESC e o IV FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, e é uma co-realização entre a Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e a Fundação Pedro Calmon. O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.