Na próxima quarta-feira (17), a partir das 19h, o Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (CMS) realiza uma Sessão Especial para celebrar os 120 anos da Elevação da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora e às Portas do Carmo, irmandade dos homens pretos.

O evento foi proposto pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) pela importância da igreja na cidade.“A Rosário dos Pretos simboliza a resistência cultural do povo negro para preservar as suas tradições e religiosidade. Além disso, através do seu sincretismo, a irmandade também demonstra que é possível o respeito e a harmonia entre as religiões”, destaca Sílvio.

A comemoração vai contar com Anália Santana como oradora, a qual irá contar a história dos 120 anos dessa que é uma das irmandades negras mais antigas do Brasil. Ademais, autoridades e lideranças religiosas estarão presentes na Sessão, a exemplo do Prior Adonai Passos, e da Vice Prior Nilsa Bonfim.

A Rosário dos Pretos

A irmandade Rosário dos Pretos foi criada pelos/as negros/as escravizados/as com o propósito de preservar as suas tradições religiosas. O catolicismo fortemente presente nesse período, influenciou o surgimento e fortalecimento da identidade negra dentro dessa religião, resultando no chamado “Afrocatolicismo”, unindo o cristianismo e o bakongo – catolicismo das regiões do Congo e Angola.

Uma das principais particularidades do Rosário estão na veneração dos santos/as negros/as, a exemplo de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, e no uso de elementos culturais negros durante as missas, a exemplo de cantos, danças e instrumentos que refletem a cultura negra.

SERVIÇO

O que: Sessão Especial em homenagem aos 120 anos da Elevação da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora;
Quando: Terça-feira (17/07/2019), às 19H;
Onde: Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador