O Partido Socialista Brasileiro em Salvador torna público seu repúdio ao aumento da tarifa de ônibus para R$ 4,00, implementado no dia 02 de abril. Este aumento abusivo representa mais de 8% enquanto a inflação oficial no último ano foi de 3,75%. É a tarifa mais cara entre as cidades do Nordeste, e está entre as dez mais caras de todo país.

No momento onde as linhas de ônibus foram restruturadas, os veículos realizam um percurso menor, assim tem menos desgaste de peças e de combustível, é inadmissível que a Prefeitura aumente o valor da tarifa.

Salvador é a capital com o maior crescimento na taxa de desemprego, pagar a mais pelo serviço de ônibus terá um forte impacto no orçamento e na mobilidade das pessoas. Já há um número crescente de pessoas que fazem seu deslocamento a pé, de bicicleta ou mesmo pedindo carona por não ter condições de pagar a atual tarifa de ônibus.

Chamamos a atenção para a falta de transparência nessa majoração onde o prefeito não consulta o conselho das cidades e nem a Câmara de Vereadores. Observamos também que nenhuma melhoria foi realizada para justificar o aumento e um estudo da Expert Market avaliou o transporte público de Salvador como o quinto pior do mundo.

A população leva horas para pegar um ônibus, e com frequência é possível identificar baratas nos veículos e a adequação da totalidade da frota à lei da acessibilidade ainda não foi realizada. A população não tem como pagar e nem pode pagar por uma promessa de melhoria de modernização da frota, promessa que não é cumprida, apenas se renova a cada aumento da tarifa, a exemplo do ônibus com ar condicionado.

Assim repudiamos este aumento abusivo, ao tempo em que demandamos que a Prefeitura garanta a prestação do serviço público de transporte de qualidade para a população soteropolitana.