A luta pela democracia, pelos direitos sociais e pela participação das mulheres na política marcou o ano de 2018 do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Bahia.

O ano também foi de grande desempenho da legenda nas eleições. Na Bahia, o partido teve o seu melhor resultado eleitoral em 16 anos e nacionalmente elegeu 32 deputados federais, se tornando a sétima maior bancada da Câmara a partir de 2019.

Nenhuma mulher a menos – O PSB pleiteou até o último momento a participação da senadora Lídice da Mata na chapa majoritária, por uma questão de coerência política, justiça e lógica eleitoral. Sem a reeleição, Lídice contou com o apoio de importantes lideranças e conseguiu chegar ao seu terceiro mandato como deputada federal para representar mais uma vez os direitos da Bahia e do Brasil.

Novas filiações – No primeiro semestre, o PSB ganhou grandes reforços com a chegada de Marcelo Nilo, Alex Lima, Marcelinho Veiga e Nestor Duarte. Outras importantes lideranças políticas da capital e do interior também se filiaram ao partido.

Segmentos – Durante todo o ano, foram realizados diversos eventos visando o fortalecimento da base através dos movimentos sociais. Os segmentos LGBT, Negro, Popular, Sindical, Juventude, Mulheres e Pessoas com Deficiência contaram com diversos debates e cursos de formação para a reorganização dessas áreas, participação da militância e maior envolvimento das pessoas nos processos políticos.

Convenção – Mostrando a sua força na Bahia, no mês de agosto o PSB reuniu mais de 500 pessoas na Convenção Estadual, que definiu os nomes dos candidatos a deputados e deputadas federal e estadual.  Participaram do evento parlamentares, vereadores, prefeitos, ex-prefeitos socialistas e militantes.

Eleições – O trabalho realizado durante todo o ano se concretizou com o resultado nas urnas.  Para deputado federal, o PSB Bahia elegeu dois importantes nomes para compor o Congresso Nacional: Lídice da Mata e Marcelo Nilo. Já Bebeto Galvão ficou como suplente de senador.

Na disputa para deputado estadual, foram eleitos Alex Lima, Marcelinho Veiga, Marquinho Viana e Fabíola Mansur. O socialista Angelo Almeida também teve um expressivo desempenho eleitoral, ficando na segunda suplência.

Cenário nacional – Em reunião da Executiva Nacional, o partido reafirmou o seu posicionamento diante da nova conjuntura nacional. As pautas defendidas pelo governo eleito levaram o partido à oposição. O PSB exercerá resistência ao novo governo, mas em uma perspectiva que busca o bem comum, e principalmente, em defesa da democracia e da preservação dos direitos sociais conquistados.