As letras do nome de Miguel Arraes de Alencar, um dos grandes líderes da esquerda brasileira, estão gravadas no livro de aço dos Heróis e das Heroínas da Pátria. A cerimônia de entronização de Arraes e de outras 20 personalidades da história brasileira aconteceu nesta quarta-feira (12), em Brasília.

Além do ex-presidente do PSB, foram incluídos no livro os nomes do ex-governador Leonel Brizola, do escritor Machado de Assis, da primeira presa política do país e heroína da Revolução Pernambucana Bárbara de Alencar, e do advogado abolicionista Rui Barbosa.

Também passaram a figurar no livro de aço o jornalista e escritor Euclides da Cunha, a estilista e militante política Zuzu Angel, e a primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro Maria Quitéria. Outras 31 personalidades já foram homenageadas, entre elas, Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Anita Garibaldi.

A inclusão do ex-governador de Pernambuco na relação de heróis e heroínas brasileiros se deve à sua biografia, como cidadão, homem público, dirigente partidário e líder político dedicado às causas sociais e em defesa da democracia no Brasil.

 

 

A filha do ex-governador de Pernambuco, Ana Arraes, agradeceu aos presentes à solenidade. “Agradeço especialmente àqueles que sempre estiveram junto com meu pai com o compromisso de governar para os mais necessitados, pois esta era a legenda no coração dele”, disse a vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento, realizado pelo Governo do Distrito Federal, contou com a participação do governador Paulo Câmara (PE), do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e dos deputados socialistas Danilo Cabral (PE), Alessandro Molon (RJ), Bebeto Galvão (BA), Cássio Andrade (PA), Bira do Pindaré (MA), Tony Gel (PE).

Entre os familiares de Arraes presentes à solenidade estavam ainda o filho Pedro, o bisneto João Campos, eleito deputado federal, e os netos Antonio Campos e Marília Arraes.

Também participaram o presidente da FJM (Fundação João Mangabeira), Alexandre Navarro, as secretárias nacionais da Negritude Socialista Brasileira e de Mulheres, Valneide Nascimento e Dora Pires, as primeiras-damas Márcia Rollemberg (DF) e Ana Luíza Câmara (PE), o presidente estadual do PSB-PE, Sileno Guedes, parlamentares de outros partidos, filiados e membros do Governo do Distrito Federal.