O município de Irecê venceu o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Construir possibilidades para transformar”. O evento aconteceu nessa quarta-feira (28), no Hotel Fiesta, em Salvador, e premiou a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae no Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado na Escola Luiz Viana Filho, no bairro São Francisco, e que conta com 400 alunos diretamente envolvidos em ações de empreendedorismo e fomento à cultura empreendedora.

Segundo o prefeito Elmo Vaz, o prêmio é um estímulo para continuar trabalhando e inovando. “Para a nossa alegria fomos vencedores na categoria Educação Empreendedora. Plantamos uma semente e estamos colhendo. Em 2019 vamos concorrer nacionalmente, com outros municípios do país, e esperamos vencer novamente”, disse. “Quero agradecer a Talita, diretora da Escola Luiz Viana Filho, aos alunos, professores, pais e toda a comunidade do bairro São Francisco. Esse prêmio é de vocês”, completou.

Na ocasião, Elmo Vaz também agradeceu ao Sebrae pela iniciativa de reconhecer as iniciativas das Prefeituras que visam o empreendedorismo e a geração de empregos, bem como os secretários de Educação e Indústria e Comércio, Agnaldo Freitas e Pedro Sodré e suas equipes, todos fundamentais para esta premiação. “A educação pública de Irecê é hoje uma das melhores da Bahia. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, o município está entre os três melhores desempenhos do estado, analisando os 35 mais populosos da Bahia, tanto que a média alcançada foi 5,5 e supera a prevista para ser alcançada apenas no ano de 2021”, afirmou. “Esse prêmio é mais um reconhecimento desse trabalho”.

O gerente regional do Sebrae, Edirlan Souza, reforçou os agradecimentos pela parceria com a Prefeitura de Irecê. “Essa premiação é fruto dessa parceria. Agradeço ao prefeito Elmo Vaz e a comunidade do bairro são Francisco. Juntos estamos mudando a realidade da comunidade”. Já o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, lembrou que Irecê vai concorrer ao prêmio nacional de Prefeito Empreendedor. “Temos muito orgulho dessa ação. Vamos agora para etapa nacional, com muita esperança de trazer para Irecê mais essa conquista”.

Agnaldo Freitas ressaltou a importância de incentivar o empreendedorismo e discutir ideias e ações que envolvam toda a comunidade com a escola. “Temos uma escola viva. No ano passado produzimos ótimos trabalhos através do JEPP, que é uma ferramenta fantástica de estímulo ao empreendedorismo”, finalizou.