Quarenta metros de distância é o que separa os comitês das candidatas a deputada estadual Fabíola Mansur (40.040) e federal Lídice da Mata (4040), na Rua da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O número e o endereço são apenas mais dois dados comuns a se acrescentar à biografia das duas parlamentares socialistas que, juntas, inauguraram os QGs de campanha na manhã deste sábado (25).

O deputado federal Bebeto Galvão, suplente do candidato ao senado Jaques Wagner, o ex-deputado Domingos Leonelli, o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Rodrigo Hita, os presidentes da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo e do Olodum, João Jorge Rodrigues, o vice-presidente nacional da CTB, Claudemir Nonato, o ex-prefeito de Salinas da Margarida, Jorge castelucci, o secretário de Cultura de Lauro de Freitas, Carlucho, e o médico André Guanaes, estiveram entre as autoridades presentes aos dois eventos. Wagner não pôde comparecer, mas mandou uma mensagem de apoio à candidatura de Fabíola.

Lideranças políticas ligadas aos segmentos LGBT, da Pessoa com Deficiência, e do movimento negro, além dos representantes de Irecê, Cachoeira, Ubaitaba, São Gabriel, Vera Cruz, Uibaí, Itaparica e de mais 40 municípios baianos também prestigiaram ambos os encontros.

“O voto das mulheres é fundamental para reverter esse quadro de sub-representação feminina vergonhosa e de índices de violência doméstica de estupro e de feminicídios ainda mais vergonhosos”, afirmou Fabíola, para quem Lídice é uma fonte de inspiração a continuar defendendo valores como a honestidade, integridade e fidelidade aos seus princípios sem abrir mão de suas bandeiras de luta contra a intolerância religiosa, a lgbtfobia e a violência contra a mulher.

“Para mim é uma alegria pessoal ver o sucesso de Fabíola Mansur pois reconheci a sua imensa capacidade de liderança política muito antes de ela ingressar na vida pública”, retribuiu Lídice, lembrando que foi através de seu convite que Fabíola ingressou no PSB, há pouco mais de oito anos.

“Em 2019 completamos o centenário da mobilização criada pela bióloga Bertha Lutz em prol do direito ao voto feminino, e nada melhor que celebrar esta data que renovando os mandatos de Fabíola Mansur para a Assembleia Legislativa e Lídice da mata para o Congresso Nacional, mostrando que o lugar de mulher é na política”, destacou o superintendente da Defesa Civil no Estado da Bahia, Paulo Sérgio Luz.