O PSB do Distrito Federal confirmou, em convenção realizada neste sábado (28), a pré-candidatura da primeira mulher trans à Câmara dos Deputados. A mineira Paula Benett é ativista e coordenadora de Diversidade LGBT da Subsecretaria de Direitos Humanos do DF, primeira trans a integrar o Conselho da Mulher e representante da Rede Trans no Distrito Federal.

Segundo a secretária nacional do movimento LGBT Socialista, Tathiane Araújo, a pré-candidatura de Paula é uma das prioridades do PSB por sua experiência e empenho em defesa da causa LGBT. Outras oito mulheres travestis e transexuais são pré-candidatas do PSB no Brasil, sendo que todas poderão concorrer utilizando o nome social.

Tathiane destaca ainda que o partido possui material informativo para contribuir com a formação dessas candidatas. “O texto informa, por exemplo, sobre o direito de uso do nome social e de acesso à cota de 30% do Fundo Partidário destinado às mulheres”, cita.

Formada em Serviço Social, Paula Benett também é ganhadora do Troféu Solidariedade, da ONG Amigos da Vida, e do Prêmio Orgulho LGBT 2017 – Grupo Jovens Unidos por Direitos Humanos. Foi eleita, pelo Guia Gay Brasília, a personalidade ligada às questões de diversidade mais influente do DF.

Um dos trabalhos da socialista tem como foco os moradores de regiões mais carentes, visando afastar as pessoas da prostituição e marginalização. As atividades e projetos em prol das pessoas LGBT continuarão sendo uma das pautas de Paula.

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional