Com o objetivo de incentivar as pré-candidaturas de mulheres socialistas e a participação feminina na política, a Secretaria Nacional de Mulheres (SNM), segmento organizado do PSB, promove uma campanha nas redes sociais.

A campanha Mulher vota em Mulher reúne cards, vídeos e informações sobre a importância da presença da mulher nos espaços de poder e de representação, e sobre a necessidade de as mulheres votarem mais em mulheres.

“Este ano temos o desafio de eleger mais mulheres para o Congresso Nacional, para as assembleias legislativas e os governos estaduais. É urgente conseguirmos aumentar a representação feminina na arena política”, destaca a secretária nacional do segmento, Dora Pires, em um dos vídeos da campanha.

“Uma agenda parlamentar que garanta a formulação de políticas públicas para as mulheres é de fundamental importância. Somos maioria no país e minoria nos espaços de decisão. Temos que mudar isso” defende Dora.

A representação na política foi o principal responsável pelo desempenho do país no relatório do Fórum Econômico Mundial, que mede igualdade entre homens e mulheres. Em 2017, o Brasil perdeu 11 posições e caiu para 90º entre 144 países.

Apesar da reserva mínima de 30% das vagas nos partidos para mulheres, no Brasil, a sub-representação delas ainda é uma realidade: as mulheres representam apenas 10% das cadeiras ocupadas na Câmara e 16% no Senado.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral editou resolução que estende a cota de 30% para o fundo eleitoral. Os partidos devem repassar esse percentual para candidaturas de mulheres.