A comitiva do PSB no Cortejo 2 de julho formada por parlamentares, dirigentes e militantes da legenda fez um belo desfile durante a caminhada que vai da Lapinha ao Pelourinho. As principais bandeiras do bloco socialista deste ano foram a defesa da participação da mulher na política e uma homenagem ao ex-governador Waldir Pires.

“Essa data, em que o povo vai para as ruas, é o indicativo claro que nenhuma medida deve desconsiderar a participação popular. Por isso, nas eleições de 2018, nenhum candidato sozinho será capaz de construir um programa voltado para o progresso nacional. E as mulheres cumprem um papel decisivo nessa trajetória de mudanças do nosso país. Por isso é preciso que existam mulheres, em números cada vez maiores, no parlamento nacional. Queremos mais mulheres na política para que possamos construir um Brasil de igualdade e justiça social”, destacou o deputado federal Bebeto Galvão.

Para o ex-deputado federal, Domingos Leonelli, o 2 de julho tem uma representação muito importante neste momento em que a esquerda vem sofrendo graves derrotas. “Nos dias atuais, Maria Quitéria é mais que nunca um símbolo de resistência”, completa.

“2 de julho representa para os baianos o simbolismo da liberdade, da democracia e da resistência. E nós do PSB estamos defendendo uma forte bandeira, que é a de nenhuma  mulher a menos na política e nas Eleições 2018”, disse o deputado estadual Angelo Almeida.

“Caminhar aqui é manter essa tradição de luta por justiça social, em defesa das nossas conquistas e reafirmar que lugar de mulher é na política”, ressaltou o vereador de Salvador Sílvio Humberto.

A deputada federal Fabíola Mansur reforçou o protesto do PSB. “É isso que a gente acredita e sempre defendeu. Estamos aqui nessa festa popular ao lado da nossa líder, a senadora Lídice da Mata, que tem um pouco da guerreira Maria Quitéria e é a nossa inspiração nessa luta em defesa do povo baiano”, afirmou.

Carinho dos baianos

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) recebeu o carinho do público que participou da caminhada. Durante o trajeto de quatro quilômetros, a parlamentar parou por diversas vezes para abraçar políticos de todos os partidos e anônimos que a cumprimentaram. A frase mais ouvida por Lídice foi: “voto em você para qualquer coisa”. “A gente fica muito lisonjeada, pois é o reconhecimento do trabalho que a gente faz em favor do povo baiano e em favor daqueles que não são representados pelos demais parlamentares”, disse.