A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) se posicionou após decisão do STF que negou habeas corpus ao ex-presidente Lula e anúncio de sua prisão:
“No meu entendimento, como ex-constituinte, a decisão do Supremo rasga o princípio constitucional da presunção de inocência, que foi muito bem defendido e esclarecido pelo ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal. As constituições no Brasil e no mundo garantem a presunção da inocência no texto constitucional para garantir a
todos o direito de liberdade e de autodefesa. A crise que estamos vivendo ganha conotações mais graves. Sem esperar o acórdão, e um possível recurso no sentido de garantir a defesa do ex-presidente Lula, foi decretada sua imediata prisão, um posicionamento que, em minha opinião, agrava a crise política no País e tenciona o ambiente em que se preparam as eleições presidenciais. Há uma pressa inexplicável de certos segmentos em prender o ex-presidente Lula e uma verdadeira campanha orquestrada de segmentos do poder judiciário, que se comportam, inclusive, de maneira política e muito afastada das técnicas jurídicas, numa cultura de disseminação do ódio e de agressões na sociedade brasileira. Estamos muito preocupados com este momento que o Brasil está vivendo. É preciso garantir a democracia e preservar a soberania nacional”.