Com a presença de representantes de todos os segmentos do ecossistema, foi realizado na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira, 28, o Seminário Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante mais de sete horas, parlamentares, acadêmicos, empresários, estudantes, gestores públicos e o setor financeiro debateram a adequação do Estado ao decreto que regulamenta o Marco Legal da CT&I (Lei 13.243/2016).

“Estamos trabalhando para criar cenário um favorável ao reposicionamento da Bahia como um Estado Inteligente. Aposto que juntos iremos conseguir aprovar a lei de inovação e o marco legal de ciência e tecnologia ainda este ano”, declarou a deputada Fabíola Mansur (PSB), que preside a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA, co-organizadora do evento em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

“A Ciência, Tecnologia e Inovação vão contar com todo o apoio possível da Assembleia Legislativa. Não só estamos cedendo nosso auditório para o seminário, mas garantindo que qualquer proposição de natureza legal será debatida rapidamente pelos 63 deputados que compõem a ALBA. Nesse mundo virtual, que cabe na palma da mão, a CT&I é fundamental para acelerarmos o desenvolvimento econômico e social da Bahia”, declarou o presidente da Casa, Ângelo Coronel (PSD), também presente à cerimônia de abertura, assim como o deputado estadual Ângelo Almeida e a senadora Lídice da Mata, ambos do PSB, e da secretaria Estadual de Trabalho Emprego e Renda, Olívia Santana.

“Este seminário é fruto de uma ação coletiva do ecossistema, não apenas da Secti ou da deputada Fabiola Mansur, é efetivamente um esforço da sociedade baiana na criação de um ambiente colaborativo. Temos de saber usar este instrumento, permitindo que efetivamente a gente perenize o debate para construir uma política de Estado para além das políticas de governo”, destacou o secretário Vivaldo Mendonça.

PAINÉIS

O Seminário Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação foi dividido em paineis. O primeiro, ‘Novos Paradigmas de CT&I’, teve a participação de Ruben Delgado, Presidente da Softex; Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai-DN; Jailson Bittencourt, presidente da Academia de Ciência das Bahia; Iomani Engelmann, vice-presidente de negócios da Associação Catarinense de Tecnologia; Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); e Alberto Duarte Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Coordenado pela deputada Fabíola Mansur, o segundo painel contou com a participação de Evandro Mazo, superintendente do IEl – FIEB; Domingos Leonelli, presidente do Instituto Pensar; Alonso Oliveira Neto, diretor do Sindicato das Empresas de Internet da Bahia (SEINESBA); Grinaldo Oliveira, coordenador geral de infraestrutura em TI da Secti; Lázaro Cunha, presidente da Fapesb; e Aristeu Vieira da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF).

O terceiro e último painel, ‘O Marco Legal de CT&I’, contou com as presenças do Assessor de Planejamento e Gestão da Secti, Edson Valadares; Gesil Sampaio Amarante, da FORTEC; Tânia Maria Diederichs, da UFBA; e Paulo Moreno, procurador-geral do Estado da Bahia.