Uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência que vem difundindo a luta por inclusão e igualdade na Bahia. Essa é uma das motivações da homenagem concedida pela Associação Amigos dos Autistas da Bahia – AMA ao deputado estadual Angelo Almeida (PSB), na tarde desta quarta-feira (21). O deputado também foi declarado padrinho da entidade.

A entrega aconteceu durante a cerimônia de comemoração aos 15 anos da entidade, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia. Além de Angelo Almeida, autoridades como o presidente da Casa, Ângelo Coronel, também foram homenageadas. Em momento marcado pela emoção, a honraria maior foi concedida ao comunicador José Eduardo, conhecido como Bocão. Ele foi condecorado com o título de Sócio Benemérito da AMA pelo apoio e incentivo à instituição ao longo dos anos.

Também emocionado, o deputado Angelo Almeida contou que sua luta em prol da pessoa com deficiência teve início pelo autismo. “Ainda quando vereador em minha cidade [Feira de Santana], fui sensibilizado por um grupo de pais e crianças com autismo e entendi que essa era uma causa que me motivava. A luta pela inclusão e o desejo de criar a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa da Bahia foi uma extensão do que o autismo gerou em mim”, relatou.

O deputado agradeceu o carinho das pessoas que fazem parte da entidade. “A AMA é uma prova de que nós podemos continuar acreditando no voluntariado e na solidariedade e me orgulha muito viver esse momento. Agradeço à fundadora e presidente, Rita Brasil e ao diretor Leonardo Martinez e todos que compartilham desse sonho por confiarem em nosso trabalho em prol da PcD”, disse.

A presidente ressaltou o trabalho da Frente Parlamentar na defesa da Pessoa com Deficiência. “Ela tem o papel de difundir nossa luta e conscientizar os poderes públicos a abraçarem à causa e como presidente o deputado Angelo representa esse importante movimento”.

Sobre a AMA – A AMA atende hoje 208 pessoas com autismo de forma gratuita e cerca de 600 esperam por uma vaga na Associação que não recebe nenhuma doação regular de empresas ou verba governamentais. A organização realiza atendimento pedagógico propiciando saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade às pessoas autistas.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais, Leonardo Martinez, além de comemorar os 15 anos da entidade, o evento tem como objetivo chamar atenção da sociedade para contribuir com os desafios enfrentados pelo coletivo, entre eles a construção da sede própria.

“Nós mantemos nossa entidade funcionando através dos convênios de profissionais com o Município e Estado, e mais recentemente com a Assembleia Legislativa através da Assembleia de Carinho. Além disso, fazemos rifas, bingos e dessa forma vamos realizando o trabalho que acreditamos”, contou o diretor.

As pessoas que desejarem contribuir ou acompanhar o trabalho da instituição que não possui fins lucrativos, devem acessar o site www.ama-ba.org.br.