“A crise mundial da Esquerda e as perspectivas históricas”. Esse foi o tema do debate desta quarta-feira (14), do Movimento Popular Socialista (MPS) durante o Fórum Social Mundial, que acontece até sábado (17), em Salvador.

O ex-deputado federal, Domingos Leonelli e o superintendente estadual de Direitos Humanos, Emiliano José foram convidados para discutir o tema e falaram sobre as revoluções mundiais em diversos países, o papel da esquerda, economia craitiva e reforma política.

“Não podemos nos iludir, achando que haverá grandes mudanças nas Eleições 2018. Eu não vejo saída que não tenha um conteúdo revolucionário. Temos que transformar ideias populares em ideias revolucionárias”, destacou Leonelli.

Para Emiliano José, a esquerda precisa se reiventar para conseguir mudar a cabeça das pessoas. “Desaprendemos a realizar o trabalho de massa. Não temos como fazer mudanças sem o envolvimento da população”, ressalta.

A mediadora do debate, Maria Jesus Matos, do MPS, defendeu o papel da mulher nesse espaço de poder. “Precisamos de mais mulheres na política. Precisamos ocupar esses espaços. Porque mesmo que a mídia diga que a política não está valendo nada, é só através dela que vamos transformar a sociedade”, pontuou.

O presidente municipal do PSB de Salvador, Waldemar Oliveira, também participou da discussão e destacou que a massa que mais precisa de revolução hoje no Brasil é a de desempregados, levando em consideração os milhões de brasileiros que estão sem emprego no país.

Diversos militantes socialistas participaram da mesa de conversa, que contou ainda com a presença da coordenadora do Nordeste na Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, Luciana Cruz.