A tradicional Marcha das Mulheres lotou as ruas do Centro de Salvador, nesta quinta-feira (8). Com concentração na Piedade, a caminhada seguiu até o Dique do Tororó, chamando a atenção para diversas questões, como a igualdade de gênero, violência contra a mulher, feminicídio e o machismo. As manifestantes também se posicionaram contra o governo Temer e contra as reformas Trabalhista e da Previdência, que retiram principalmente os direitos das mulheres.

O tema deste ano foi ‘Mulheres, resistir e transformar!’, que lembra o tema do Fórum Social Mundial (FSM), que vai acontecer na próxima semana, em Salvador. A manifestação na capital baiana faz parte de uma ação internacional que envolve greves e protestos em diversas partes do mundo.

A senadora Lídice da Mata destacou durante a caminhada o combate à violência contra a mulher. “Foram 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Não podemos nos calar”, ressaltou.

Para a secretária Municipal das Mulheres, Daniela Santos, a violência contra a mulher tem que ser uma luta diária. “Está cada dia pior. Fazemos campanha, atos, caminhadas e as mulheres continuam morrendo brutalmente pelos seus companheiros. Basta!”, disse.

O vereador de Salvador, Sílvio Humberto e a militância feminina do PSB também estiveram presentes na Marcha das Mulheres.