lelis

 

Em uma das deliberações definidas durante o Congresso Nacional do PSB, realizado de 1º a 3 deste mês, em Brasília, a Executiva da legenda incluiu, por sugestão do ex-deputado federal Domingos Leonelli, a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento em seu plano nacional. A proposta elaborada pelo baiano foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.

Em painel apresentado para integrantes do PSB, que reuniu cerca de 100 pessoas, foram mostrados exemplos de gestões públicas associadas à Economia Criativa em países como Austrália e Reino Unido, além de oportunidades que podem ser aproveitadas no Brasil e iniciativas da China, que possui um sistema Socialista de Mercado. “Tivemos uma discussão muito positiva, onde apresentei essa contextualização e a necessidade de termos uma bandeira contemporânea e diferenciadora, pois somos a primeira legenda no Brasil a adotar a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento. Os próximos passos são organizar um seminário para mostrar o conceito de Socialismo Criativo como um objetivo de transformar a realidade”, avaliou.

Para Leonelli, o Partido Socialista Brasileiro deve estar na ponta das transformações sociais e econômicas e com uma visão cientifica da realidade para que possa produzir justiça e igualdade. Ele também defendeu a presença do segmento nas pautas governamentais. “É preciso que se crie ou um fundo nacional ou uma empresa de capital misto para capacitar o Brasil para competir internacionalmente em indústrias como a de games ou de audiovisual”, disse.

Participação da militância – Durante o painel presidido pelo socialista baiano, filiados de diversas regiões brasileiras fizeram intervenções para ressaltar a importância da Economia Criativa. Deusilene Leão, do PSB de Goiás, ressaltou que o partido é o único a incluir o tema em discussão e defendeu um projeto de Brasil voltado para suas vocações.

O músico Álvaro Henrique defendeu a necessidade da elaboração de uma Lei de Mídias, pois há uma concentração muito grande no setor de produção de conteúdos, bem como o acesso  a financiamentos e citou a Argentina como um bom exemplo de legislação. “No Brasil, estamos vivendo um modelo semelhante ao do Sistema Feudal”, disse.

A senadora Lídice da Mata criticou o contingenciamento do orçamento para a Cultura e lembrou que é autora de um projeto que veda essa prática. “Cultura é a base da produção brasileira e eu acho um absurdo que seu ministério possa ter um orçamento inferior a 1% no bolo da União”, afirmou.

Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Vivaldo Mendonça, defendeu a criação de uma Agência Nacional de Inovação e defendeu o modelo adotado por Israel.

Economia Criativa –  É o conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários.