O Ministério da Educação divulgou nessa terça-feira (20) a Portaria autorizando o curso de Medicina em Irecê. Com a aprovação, o MEC abrirá edital para selecionar uma instituição privada, que vai oferecer o curso para os estudantes.

“O edital foi aberto pelo MEC em 07 de dezembro de 2017. Apresentamos toda a documentação, cumprimos os requisitos e Irecê foi habilitada”, explica o prefeito Elmo Vaz. “Foi um trabalho gigantesco feito por nossa equipe das secretarias de Saúde e Educação e pela consultoria que contratamos”.

De acordo com Elmo, Irecê recebeu a visita técnica do MEC antes da aprovação. “Os profissionais do Ministério vieram de Brasília e passaram três dias na cidade vistoriando, fazendo reuniões, confirmando tudo que nós informamos sobre a quantidade de leitos de hospitais, de UPA, Casa de Parto e Samu”, afirmou. “Essa equipe visitou hospitais e unidades de Saúde em oito municípios no entorno de Irecê, fazendo reuniões com secretários e conselhos municipais de Saúde e Educação”.

Ainda segundo o prefeito, o curso vai agregar outros valores e ganhos para Irecê e região. “A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região. Irecê se torna, cada vez mais, em um polo universitário”, diz, esperançoso. “Espero que o Governo Federal dê continuidade a programas de financiamento, como o FIES e outros que fomentam a Educação e ajudam o estudante universitário. Esse é um fato histórico, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos”