Um total de 880 alunos do 5º ano das escolas da rede municipal de ensino em Guanambi concluiu o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado em parceria do 17º Batalhão da Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Educação. A movimentada solenidade de entrega dos certificados foi realizada no ginásio da Escola Municipal Rômulo Almeida, localizada no bairro São Francisco.

Na ocasião, o Tenente Coronel Marcelo Queiroz agradeceu a participação de sua equipe, dos instrutores e destacou a importância do apoio do poder público municipal. “Foi fundamental a parceria do prefeito Jairo Magalhães que não mediu esforços para a retomada do Proerd, levando esta conscientização aos nossos alunos para exercerem sua cidadania hoje e no futuro”, ressaltou.

De caráter social preventivo, o PROERD consiste num reforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, família e comunidade, a fim de prevenir o uso de álcool, drogas e a violência, aos alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem a necessidade de desenvolver as suas potencialidades e o exercício de sua cidadania.

Muito emocionado, o prefeito Jairo Magalhães agradeceu a PM pelo convite de parceria no projeto e conclamou aos formandos a multiplicarem os ensinamentos. “Vocês devem levar a mensagem aos colegas, à família, de que não podemos deixar as drogas destruírem a nossa sociedade. Aqui, uma semente foi plantada. Com este projeto de excelência mostrando que para alcançar resultados é preciso ações conjuntas, parceria para investir nos jovens para serem bem preparados para o futuro”, afirmou.