A senadora Lídice da Mata receberá, nesta sexta-feira (15), o título de Cidadã Ilheense. A proposição é do presidente da Câmara Municipal, vereador Lukas Paiva.

Lídice é uma das parlamentares baianas mais atuantes em defesa do desenvolvimento de Ilhéus. Em sete anos no Senado Federal, ela já destinou cerca de R$ 3 milhões para a cidade, recursos que foram distribuídos nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura e Turismo.

Uma das lutas da senadora no Congresso Nacional é o fortalecimento da lavoura cacaueira e, consequentemente, da economia de Ilhéus. Ela é autora de projeto de lei que estabelece um percentual mínimo de 35% de cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil, fazendo com que a região exporte produtos com valor agregado e não somente commodities.

Em Brasília, Lídice sempre cobra a revitalização da Ceplac, que é uma empresa pública que tem identificação com o povo do Litoral Sul da Bahia, auxiliando sobretudo os pequenos agricultores.

No Turismo, Lídice trabalha incessantemente pelo desenvolvimento da Costa do Cacau. A senadora destinou recursos para a infraestrutura e promoção turística da cidade e em 2010, atuou de forma decisiva junto à Infraero para que o aeroporto de Ilhéus fosse liberado para retomar seus voos noturnos.

A senadora baiana também é uma das proponentes da Estrada do Chocolate, que será um vetor de desenvolvimento do turismo rural na região, ajudando a divulgar os atrativos de Ilhéus por todo o mundo.

Lídice exerce ainda um papel importante no apoio à Educação, com emendas parlamentares para a Universidade Estadual de Santa Cruz. Na Saúde, a parlamentar destinou recursos para a estruturação de unidades de atenção especializada.