Um vídeo circulou neste final de semana nas redes sociais e no whatsApp, em Guanambi e toda a região, onde uma moradora do Bairro Ipiranga acusou a Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde, de retirar os móveis da UBS, após ser inaugurada na última quinta-feira (23), pelo prefeito Jairo Magalhães, ao lado do governador Rui Costa.

Na verdade, os móveis, não só da UBS do Bairro Ipiranga, mas de outras unidades da cidade, foram deslocados temporariamente para dar apoio a Feira de Saúde e Cidadania, que aconteceu neste sábado e domingo, no Centro Administrativo, onde mais de 9 mil atendimentos foram realizados para a população, em uma parceria entre a Sesab e a Secretaria Municipal de Saúde. Os móveis foram utilizados nos gabinetes dos vereadores, e em tendas montadas para o atendimento. Na manhã desta segunda-feira (27), o mesmo caminhão que aparece na referida filmagem, já estava recolhendo os móveis das unidades, para recolocar nos locais de origem, conforme foto abaixo.

O Secretário de Saúde, André Moitinho, esclareceu a polêmica: “Na segunda-feira pela manhã, as unidades estarão com seus materiais e móveis normalmente. Qualquer outro argumento é coisa de quem não tem a devida informação, ou se tem, prefere espalhar boatos com intenções negativas. Alguém acha que vamos inaugurar uma unidade tão grande e bonita e não equipá-la devidamente?”, disse.

O secretário também esteve nas rádios da cidade, onde agradeceu a população pelo grande comparecimento nas inaugurações e aproveitou para esclarecer o boato. “Eu até entendo a preocupação da moradora, mas lamento que muitas pessoas, mesmo sabendo da verdade, após o meu esclarecimento, insistiam a reenviar o material, se alegrando com o acontecido, o trabalho sério e comprometido com o povo irá continuar, junto com o prefeito Jairo Magalhães, seguimos firmando parcerias com o Governo do Estado”, finalizou.