Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras, segundo o Atlas da Violência 2017. Pensando em mudar essa realidade e combater o racismo, a Negritude Socialista Brasileira (NSB) de Salvador promoveu neste sábado (21), o Seminário de Formação Política.

O professor Edson Cardoso abriu o debate sobre a História do Movimento Negro em Salvador: luta, trajetória e conquistas. “Temos que resgatar a memória negra. A nossa cidade está cheia de marcas da nossa presença, você anda nas ruas pisando no nosso sangue. Sem a história, não vamos para frente”, destaca Edson.

A programação contou também com a discussão dos temas: Políticas de Ações Afirmativas – Lei 10.639/03, Estatuto da Igualdade Racial e Cotas Raciais, que foram abordados pelos professores Joelma Santos (Ifba), Cristiano Freitas de Oliveira (Uneb) e Maria da Anunciação Conceição (Uneb), respectivamente.

O professor e vereador de Salvador, Sílvio Humberto, falou sobre o protagonismo negro e o parlamento no município, destacando a importância da representação dos negros nos espaços de poder. “O que promove a transformação é a política. E foi no Movimento Negro que eu aprendi a fazer política, é de lá que vem a minha formação”, pontua o vereador.

O evento aconteceu na sede do PSB, no Rio Vermelho, e reuniu diversas lideranças do Movimento Negro e de outros segmentos, além de militantes do PSB de outros estados.