A Prefeitura de Jequié inaugurou, oficialmente, nesta quinta-feira (5), a Casa dos Conselhos Municipais (CCM), sede de três conselhos reguladores do ensino no município: O Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), e o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

A solenidade, que faz parte das comemorações dos 120 anos de emancipação política de Jequié, contou com a presença do prefeito, Sérgio da Gameleira; do secretário de Educação, Roberto Gondim; demais secretários municipais; membros do Executivo; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Elaine Teixeira; do presidente do FUNDEB, Marcos Novaes e Vitória Maria Brandão, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), que também terá uma sala no mesmo local, para a execução de atendimentos do órgão, que representa todos os conselhos municipais do Estado da Bahia.

Esses órgãos estão instalados, agora, em uma casa na Rua Frederico Costa, 71, no Centro da cidade. As novas instalações contam com maiores espaços e adequações que atendem à demanda dos conselhos. “Ter um espaço que garanta a qualidade do trabalho e o fortalecimento dos conselhos mostra que a gestão municipal reconhece a importância dos conselhos da Educação para o processo de melhoria da qualidade do ensino em Jequié. Trazer esse espaço com possibilidades de um atendimento melhor para a população e para os conselheiros é a confirmação de uma gestão democrática, entusiasta e que acredita no trabalho conjunto, entre os organismos de controle social e o município”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, a professora Elaine Teixeira.

“É de fundamental importância essa parceria que o município fez com os conselhos. Nós saímos de uma gestão que não nos dava nenhum tipo de estrutura para se trabalhar. Hoje estamos vivendo novos tempos e isso não pode ser omitido. Estamos muito felizes”, ressaltou o presidente do FUNDEB, o professor Marcos Novaes.

“Jequié está mudando e essa nova estrutura para os conselhos faz parte dessa mudança. Estamos entregando hoje uma nova sede, adequada, com conforto e espaço para que conselhos continuem atuando e desenvolvendo esse diálogo constante em prol da melhoria da qualidade da educação de nosso município”, destacou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.