A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou na manhã desta quarta-feira (30/8), na Fundação João Mangabeira, do PSB, de debate sobre as medidas que estão sendo apresentadas pelo governo federal no setor elétrico. Em seguida, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, da qual a senadora é titular, criticou a proposta de privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

“A possível privatização da Chesf impactará profundamente a discussão a respeito da transposição do rio São Francisco. Não podemos mais admitir que o uso das águas do Velho Chico tenha como prioridade a geração de energia elétrica. Já temos outras possibilidades e capacidades de geração de energia sem ter que usar as águas do rio. No entanto, a privatização prevista dá direito à outorga pelo concessionário pelo uso do rio por 30 anos. Isso é inaceitável”, disse Lídice.

A senadora baiana apresentou requerimento, aprovado, para a realização de audiência pública sobre o tema e obteve total apoio da presidente da Comissão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e outros parlamentares.