Estudantes de seis turmas do 5º ano das Escolas Duque de Caxias, Sinésia e Nossa Senhora Aparecida participaram nessa sexta-feira (18) da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no Gran Fest e contou com a presença do prefeito de Irecê, Elmo Vaz, secretário de Educação, Agnaldo Freitas, presidente da Câmara de Vereadores, Figueiredo, major do 7º BPM, Carlos Augusto, familiares dos alunos, entre outros.

“O Proerd é um programa social e preventivo, em que policiais militares selecionados e capacitados atuam em todo o país envolvendo a escola, a polícia e a família na prevenção ao uso de drogas e a prática de violência nas escolas”, explica o soldado do 7º BPM e também instrutor, Josevaldo Amaral.

O curso, que foi realizado pelo 7º BPM em parceria com a Prefeitura de Irecê, teve a duração de quatro meses, com encontros semanais, e atendeu a 190 crianças entre 10 e 12 anos. “Não temos medido esforços, diante de todos os desafios, para que a Educação do nosso município seja cada vez melhor, e que programas como esses sejam garantidos e ampliados” destaca o secretário de Educação, Agnaldo Freitas.

Para o prefeito Elmo Vaz, a iniciativa é fundamental para que os alunos compreendam a importância de se valorizar a vida ao evitar o uso de drogas e práticas de violência. “Agradecemos à Polícia Militar pela parceria na realização deste curso, que tem a participação não só de alunos e professores, como também da família e comunidade. E os pais têm um papel fundamental nessa prevenção ao uso de drogas e à violência, participando, acolhendo, e dialogando”, destaca.