Três dias antes do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça, aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República para que a Câmara dê prosseguimento às investigações contra Michel Temer, o jornalista baiano Levi Vasconcelos já cravara: “O presidente é um cadáver insepulto”. A afirmação se deu no último sábado (8), durante a realização de um curso de capacitação promovido pela Fundação João Mangabeira para integrantes do PSB, em Salvador, cujos trabalhos foram coordenados pelo ex-deputado federal, Domingos Leonelli e o professor João Carlos Oliveira, que organiza os encontros do partido no Estado.

Vasconcelos foi um dos convidados para falar sobre o cenário politico brasileiro e as perspectivas para 2018. O encontro, na sede do Partido Socialista Brasileiro, contou ainda com a participação do cientista político e professor Paulo Fábio Dantas.

Segundo o titular da coluna Tempo Presente, do jornal A TARDE, só falta o enterro de Temer. Para ele, o presidente estava se considerando tranquilo com o arquivamento do pedido de processo de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a soltura do ex-deputado e seu ex-assessor, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), mas foi atingido por um duro golpe, a partir do momento da prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). “Ele já está balançado e mais uma denúncia – como a delação prevista do operador Lúcio Funaro – deve sepultá-lo de vez”, prevê.

Para o jornalista, uma eventual ascensão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da República beneficiará o prefeito de Salvador ACM Neto enquanto gestor, mas pode trazer problemas políticos para o herdeiro político do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Paulo Fábio Dantas, por sua vez, acredita que as eleições 2018 na Bahia dependerão do pleito no plano federal. “Em 60 anos, apenas um governador foi eleito fazendo oposição a Brasília”, analisou.

Na sexta-feira (7), o militante histórico do PSB, James Lewis Gorman fez palestra sobre a história de luta do partido, que já teve o registro cassado e que agora retoma o seu caráter de esquerda ao posicionar-se contra as reformas Trabalhista e da Previdência Social.

Veja mais fotos do encontro