Com o tema Sou Sertão de Coração, Irecê, localizada no centro-norte da Bahia, realiza o Arraiá das Caraíbas, de 22 a 26 de junho. Em 2017, O Melhor São João do Brasil traz aos palcos da Praça Clériston Andrade (Praça do São João) e do Mercadão do Zé Bigode, grandes atrações nacionais, como Marília Mendonça, Targino Gondim, Jorge e Mateus, Odair José e Fernando Mendes.

Já na chegada, os turistas serão recebidos na rodoviária com muito forró. A decoração, com bandeirolas e enfeites típicos da época, além de pessoas caracterizadas e trios de sanfoneiros, aguardam o público, dando as boas vindas e fazendo com que os visitantes sintam o clima junino da cidade.

A abertura do São João, no dia 22 de junho, vai contar com algumas novidades este ano. Pela primeira vez, serão realizadas a Cavalgada e Missa do Vaqueiro, que visam reunir centenas de boiadeiros de toda a região. Eles seguirão pelas ruas até o bairro da Boa Vista, onde acontecerá a celebração religiosa. Em seguida, os participantes vão marchar para o Mercadão do Zé Bigode, onde vai ter show de forró com o artista que dá nome ao circuito.

Uma apresentação em homenagem aos saudosos Luiz Gonzaga e Dominguinhos também está entre as novidades de 2017. Nela, músicos da terra interpretarão clássicos dos dois artistas. Haverá, ainda, um coral e uma apresentação teatral. “Queremos mostrar o lado artístico do São João da nossa cidade”, destaca o secretário de Cultura, Sólon Barretto.

O já tradicional Desfile de Carroças vai reunir estudantes, professores e toda a comunidade, que se caracterizam e desfilam pelas ruas da cidade convidando toda a população para os festejos.

Vila Caraíbas

Idealizada por artistas plásticos da região, a Vila Caraíbas é outra iniciativa inédita neste ano. A vila é uma cidade cenográfica com réplicas da igreja de São Domingos e do Arquivo Público de Irecê, além de possuir locais típicos de uma pequena cidade do interior, como o coreto, o bar, o armazém, a escola, a delegacia. São mais de 25 casas, com modelos diferentes, inspiradas em construções antigas da cidade. A Vila Caraíbas ficará na Praça Clériston Andrade (do São João), próximo à Praça de Alimentação dos Rangos.

Fazem parte da programação cultural do espaço o casamento na roça, que acontecerá todos os dias da festa, às 19h, em frente à Igrejinha, bem como apresentações de flautistas, cordelistas, quadrilhas e brincadeiras típicas para crianças. Nas réplicas das casinhas terá espaços para a Prosa de Cozinha, Quintal Junino, artesanato e comidas típicas do São João.

Mais de 100 horas de música

O Arraiá das Caraíbas terá mais de 100 horas de música. Na Praça Clériston Andrade, onde estão montados dois palcos, a programação reúne o melhor do forró e do sertanejo. O público vai assistir a shows de grandes nomes nacionais, como Jorge e Mateus (dia 22), Dorgival Dantas (23), Limão com Mel (24), Targino Gondim, Mano Walter e Matheus e Kauan (25) e Marília Mendonça (26). Em uma estrutura grandiosa e altamente tecnológica, uma passarela acoplada ao palco principal vai deixar os artistas mais perto dos fãs.

No Circuito Mercadão do Zé Bigode, cujo nome é em homenagem ao sanfoneiro mais antigo do município, a festa começa no dia 22 de junho, às 13h, e segue até 26 de junho, com início sempre às 6h. Na programação do espaço estão Marcio Greyck, Odair José e Fernando Mendes, artistas que estouraram nos anos 70, e que ainda são sucesso. Na ativa, Odair José acabou de lançar um álbum, intitulado Gatos e Ratos, cujas letras trazem críticas ao sistema político e forte teor de contestação social.

Localizado na feira livre da cidade, é nesse circuito que turistas e moradores se encontram para, além de dançar um forrozinho pé-de-serra, se deliciar com os quitutes da cozinha típica local: sarapatel, mocotó, cuscuz com ovo, carne do sol frita rabada estão no cardápio.

Em paralelo ao São João na rua, acontece também o Forró Sertão, festa indoor com estrutura composta por dois palcos, camarotes, área vip, praça de alimentação e tendas eletrônicas, e que será realizada nos dias 24 e 25 de junho, na Arena Gran Fest. Entre as atrações, Ivete Sangalo, Anitta, Gustavo Lima, Henrique e Juliano, Samyra Show, Magníficos, Léo Santana e banda Duas Medidas.

Para quem curte um forró mais tradicional, a Zabumbada é uma opção. A festa que está na sua 4ª edição, é realizada por um grupo de amigos a fim de resgatar o autêntico forró pé-de-serra. O arrastão cultural percorre as ruas da cidade, saindo do Clube da AABB, e segue em direção ao Circuito da Praça do São João, ao som de cinco sanfoneiros e músicos. A festa acontece no sábado (25).

“O São João de Irecê é umas das maiores festas da Bahia e uma das melhores do Brasil. E, neste ano, estamos trazendo de volta o aspecto cultural, unindo o tradicional e contemporâneo. Teremos uma festa que vai do sertanejo ao forró tradicional”, destaca o prefeito Elmo Vaz. O gestor garante, ainda, que além de trazer alegria e lazer à população, o evento fortalece a economia local e regional, atraindo milhares de visitantes que são também consumidores.