A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) denunciou nesta quarta-feira (21), no plenário do Senado, em Brasília, a ocorrência de um incêndio supostamente criminoso nas margens da Lagoa de Itaparica, em Xique-Xique, no Norte da Bahia. De acordo com informações transmitidas para a senadora pelo professor Railton Nascimento, através das redes sociais, uma área equivalente a 100 campos de futebol foi devastada pelo fogo que consumiu centenas de árvores de carnaúbas nativas.

A parlamentar afirmou que vai encaminhar a denúncia à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e solicitar a apuração dos fatos.

“Os vídeos e fotos feitos após o incêndio em Xique-Xique foram postados pelo professor Railton no Grupo SOS Rio São Francisco, no Facebook, e mostram os danos ecológicos e ambientais”, disse em plenário, alertando que a área reúne uma fauna importante para o bioma da caatinga, com caetitus, preás, veados e dezenas de aves migratórias como garças, marrecos, além de mergulhões, patos e até tuiuiús.

A extensão de carnaubal atingida pelo fogo faz parte dos 78 mil hectares de Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itaparica, estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Da carnaúba extrai-se a cera, que serve de matéria prima para a produção de chips de telefones celulares, cosméticos e até para a indústria aeroespacial. Já  frutos servem de ração animal, sobretudo nesta região onde a aridez é um traço marcante.

Ascom senadora Lídice da Mata
21.10.2015

Foto: Railton Barbosa